Referências em UX Design: por onde começar os estudos?

Posted on

Recentemente tenho recebido algumas mensagens de pessoas e amigos me pedindo referências sobre UX e design, pessoas querendo iniciar na área e outras querendo migrar para a área UX.

Resolvi fazer uma lista de materiais que considero como referência para quem quer saber mais sobre esse universo de experiência das pessoas. Já utilizei muitos destes materiais e a grande maioria ainda tenho como referência diária para os meus estudos e trabalhos.

Me conta nos comentários: quais são as suas referências quando o assunto é UX Design?

Sites e blogs

ux.blog

logotipo do ux blog no centro da imagem, em formato de lua. O fundo é uma simulação do universo com pequenas estrelas.

Tem o Edu Agni, designer especialista em UX, fundador da Mergo como Editor, o blog reúne artigos de vários autores do mercado e fala de diversas área de UX.

Acessar o ux.blog

UX Collective

logotipo do UX collective, um urso branco com fone de ouvidos laranja, dormindo deitado em um pedaço de gelo. O fundo da imagem é azul, cor do céu.

Também na versão em inglês, o UX Collective foi criado pelo Fabrício Teixeira e Caio Braga, e eu não tenho palavras para descrever o tão completo este blog é! Só acessa, vai!

Acessar o UX Collective

Nielsen Norman Group

trecho do site do nielsen norman group, com o logotipo da empresa, o menu do site e um banner com uma sala de aula.

O Nielsen Norman Group é uma empresa americana de consultoria em interface e experiência do usuário, fundada por Jakob Nielsen e Don Norman. Hoje uma das maiores referências em usabilidade e UX Design.

Acessar o Nielsen Norman Group

Canais brasileiros no Youtube

Dinius Design

logotipo da dinius na esquerda e à direita o Thomas Mansur, fundador da empresa e canal.

Dinius é o canal do Thomas Mansur, um amigo daqui de BH que sempre tem muito o que te ensinar quando você está ao lado. É referência quando o assunto é Design sprint e facilitação.

Acessar o canal Dinius

UX Now

banner com uma escrita no centro; "UX é uma capacidade adquirida para a qual não há cura", por Jesse James Garret, CCP da adptive path

Comandado pelo Daniel Furtado, designer há mais de 20 anos, traz as suas experiências como designer e trazendo sua visão de como é o mundo lá fora, sempre com muito bom humor. Recomendo segui-lo nas redes sociais pois sempre está fazendo lives!

Acessar o canal UX Now

UX Lab

banner com uma foto do Andrei Gurgel a direita segurando um card escrito "UX lab" e na esquerda do banner está escrito Design e UX, conceitos, ferramentas e entrevistas. Novos vídeos toda a semana.

O Canal do Andrei Gurgel é bem semelhante ao UX Now no que estamos falando de conteúdo, sempre muito rico e válido! O André traz também suas experiências de trabalho remoto como designer e dicas de uso de algumas ferramentas.

Ver o canal UX lab

Design Team

Banner com uma foto do Rodrigo Lemes em tons de verde na esquerda e à sua direita está escrito Design Team

O quatro canal que indico é o Design Team do Rodrigo Lemes, segundo também a mesma direção dos dois anteriores, o Rodrigo tem uma série chamada “Drops” com vídeos rápidos respondendo questões relacionadas ao mundo de design.

Acessar o canal UX Team

Ux Change

Banner escrito UX change by Amyris Fernandez e na esquerda uma ilustração da autora, com cabelos curtos e branco, batom vermelho e argolas grandes na orelha.

Tive a oportunidade de conhecer o trabalho da Amyris Fernandez em um evento no ano passado e fiquei admirado em ver a sua contribuição para a comunidade! O canal dela é bastante focado na carreira de Designer.

Acessar o canal UX change

Canais estrangeiros no Youtube

The Futur

banner em tons de azul escrito the futur no centro. Abaixo uma montagem em tons de cinza com a equipe do canal, com 13 pessoas.

Se o seu inglês tá ok, eu recomendo demais assistir os videos do The Futur. O The Futur é uma plataforma que ajudam as pessoa a melhorar as skills de design e ter negócios mais criativos.

Ver canal The Futur

AJ&Smart

banner com fundo amarelado, escrito AJ&Smart no centro e abaixo está escrito UX Design, Product Design e Design Sprints.

A AJ&Smart é referência em Design Sprint mundial e se você se interessa por facilitações, eles possuem muitas dicas!

Ver canal AJ&Smart

Sarah Doody

Fotografia da Sarah Doody palestrando em um palco grande, com dois telões imensos, um de cada lado, com a transmissão de sua apresentação.

A Sarah Doody ajuda os designer a criarem seus portfólios e você vai se sentir muito animada(o) em querer criar o seu também. Os videos dela já me ajudaram muito quando estava criando o meu!

Ver canal da Sarah Doody

The Flux

Banner em duo tone verde e azul com uma pessoa no fundo virada de costas mexendo no computador.

O The Flux é um canal pessoal do Ran Segall, onde ele compartilha a sua jornada profissional e aprendizados no mundo do design e dos negócios.

Ver canal The Flux

Livros

Design de Interação, Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jennifer Preece

Livro design de interação. Capa com uma onda colorida.

Este foi o primeiro livro que li sobre o assunto, ainda durante a faculdade. É um livro, sem dúvidas, para ser sempre consultado.

Comprar na Amazon

O Design do dia a dia, Don Norman

Capa do livro O design do dia a dia com uma chaleira vermelha no meio, uma chaleira onde a alça é no mesmo lado que o bico da chaleira.

No livro O Design do dia a dia, Don Norman mostra que a dificuldade em manipular certos produtos e entender seu funcionamento não é causada pela incapacidade do usuário, mas sim por uma falha no design do que foi fabricado. Com vários exemplos, podemos, facilmente, perceber os impactos do design no dia a dia das pessoas.

Comprar na Amazon

Simplificando coisas que parecem ser complicadas, Steve Krug

Capa do livro do Steve Krug bem simples, com o título Simplificando coisas que parecem complicados no centro, de preto.

O livro Simplificando coisas que parecem ser complicadas, do Steve Krug, é focado em usabilidade e te ensina as ferramentas certas para, não somente encontrar os problemas de usabilidade, mas também em como priorizar quais os problemas devem ser concertados e como consertá-los.

Comprar na Amazon

Não me faça pensar, Steve Krug

Capa do livro Não me faça pensar, com um homem no topo do escrito de lateral, virado para a direita.

O Não me faça pensar, de Steve Krug traz princípios básicos e usabilidade e mostra a relação do design com as pessoas, como ela entendem e utilizam as coisas, não necessariamente tecnológicas.

Comprar na Amazon

Design Thinking , Tim Brown

Capa do livro Design Thinking, de Tim brown, com vários círculos coloridos que se entrelaçam.

 O livro Design Thinking, do Tim Brown, introduz a ideia do Design Thinking, se você ainda não está familiarizado(a) com o termo, é um ótimo início. Ele explica o Design Thinking como um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas.

Comprar na Amazon

Sprint, Jake Knapp

Capa do livro Sprint, em tons de azul no fundo e amarelo nos escritos.

O livro Sprint é a bíblia do Design Sprint, um método criado pelo Jake Knapp e autor do livro. O método ajuda a criar produtos incríveis, melhores e mais rapidamente. Utilizo este método em alguns trabalhos e, por experiência própria, ajuda muito na criação de produtos!

Comprar na Amazon

Podcasts

Movimento UX

banner do movimento UX, com o logotipo no centro da imagem.

No podcat Movimento UX, a Izabela de Fátima, host do podcast, sempre entrevista um profissional da área de UX e Design. É interessante ver como é a rotina de trabalho de profissionais que trabalham em empresas como Google, Netflix, Nubank e Itaú.

Acesse o Movimento UX

Product Backstage

banner do podcast product basckstage, com o logotipo no centro da imagem, que é um escrito de amarelo e um microfone do tipo radialista no topo do escrito.

O Product Backstage não é tão focado em UX, e sim em Product Management (PM), mas importantíssimo para um profissional de UX ouvir, já que é com os/as PMs que trabalharemos juntos em boa parte de nossos projetos.

Acessar o Product Backstage

Espero que essas Referências em UX Design te ajudam de alguma forma a aprender mais sobre o tema e escreve ai embaixo quais são as suas referências e vamos aumentar essa lista! Até o próximo post! 🙂

Postado por Thiago Marques