Referências em UX Design: por onde começar os estudos?
Recentemente tenho recebido algumas mensagens de pessoas e amigos me pedindo referências sobre UX e design, pessoas querendo iniciar na área e outras querendo migrar para a área UX.
Resolvi fazer uma lista de materiais que considero como referência para quem quer saber mais sobre esse universo de experiência das pessoas. Já utilizei muitos destes materiais e a grande maioria ainda tenho como referência diária para os meus estudos e trabalhos.
Me conta nos comentários: quais são as suas referências quando o assunto é UX Design?
Sites e blogs
ux.blog

Tem o Edu Agni, designer especialista em UX, fundador da Mergo como Editor, o blog reúne artigos de vários autores do mercado e fala de diversas área de UX.
UX Collective

Também na versão em inglês, o UX Collective foi criado pelo Fabrício Teixeira e Caio Braga, e eu não tenho palavras para descrever o tão completo este blog é! Só acessa, vai!
Nielsen Norman Group

O Nielsen Norman Group é uma empresa americana de consultoria em interface e experiência do usuário, fundada por Jakob Nielsen e Don Norman. Hoje uma das maiores referências em usabilidade e UX Design.
Acessar o Nielsen Norman Group
Canais brasileiros no Youtube
Dinius Design

Dinius é o canal do Thomas Mansur, um amigo daqui de BH que sempre tem muito o que te ensinar quando você está ao lado. É referência quando o assunto é Design sprint e facilitação.
UX Now

Comandado pelo Daniel Furtado, designer há mais de 20 anos, traz as suas experiências como designer e trazendo sua visão de como é o mundo lá fora, sempre com muito bom humor. Recomendo segui-lo nas redes sociais pois sempre está fazendo lives!
UX Lab

O Canal do Andrei Gurgel é bem semelhante ao UX Now no que estamos falando de conteúdo, sempre muito rico e válido! O André traz também suas experiências de trabalho remoto como designer e dicas de uso de algumas ferramentas.
Design Team

O quatro canal que indico é o Design Team do Rodrigo Lemes, segundo também a mesma direção dos dois anteriores, o Rodrigo tem uma série chamada “Drops” com vídeos rápidos respondendo questões relacionadas ao mundo de design.
Ux Change

Tive a oportunidade de conhecer o trabalho da Amyris Fernandez em um evento no ano passado e fiquei admirado em ver a sua contribuição para a comunidade! O canal dela é bastante focado na carreira de Designer.
Canais estrangeiros no Youtube
The Futur

Se o seu inglês tá ok, eu recomendo demais assistir os videos do The Futur. O The Futur é uma plataforma que ajudam as pessoa a melhorar as skills de design e ter negócios mais criativos.
AJ&Smart

A AJ&Smart é referência em Design Sprint mundial e se você se interessa por facilitações, eles possuem muitas dicas!
Sarah Doody

A Sarah Doody ajuda os designer a criarem seus portfólios e você vai se sentir muito animada(o) em querer criar o seu também. Os videos dela já me ajudaram muito quando estava criando o meu!
The Flux

O The Flux é um canal pessoal do Ran Segall, onde ele compartilha a sua jornada profissional e aprendizados no mundo do design e dos negócios.
Livros
Design de Interação, Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jennifer Preece

Este foi o primeiro livro que li sobre o assunto, ainda durante a faculdade. É um livro, sem dúvidas, para ser sempre consultado.
O Design do dia a dia, Don Norman

No livro O Design do dia a dia, Don Norman mostra que a dificuldade em manipular certos produtos e entender seu funcionamento não é causada pela incapacidade do usuário, mas sim por uma falha no design do que foi fabricado. Com vários exemplos, podemos, facilmente, perceber os impactos do design no dia a dia das pessoas.
Simplificando coisas que parecem ser complicadas, Steve Krug

O livro Simplificando coisas que parecem ser complicadas, do Steve Krug, é focado em usabilidade e te ensina as ferramentas certas para, não somente encontrar os problemas de usabilidade, mas também em como priorizar quais os problemas devem ser concertados e como consertá-los.
Não me faça pensar, Steve Krug

O Não me faça pensar, de Steve Krug traz princípios básicos e usabilidade e mostra a relação do design com as pessoas, como ela entendem e utilizam as coisas, não necessariamente tecnológicas.
Design Thinking , Tim Brown

O livro Design Thinking, do Tim Brown, introduz a ideia do Design Thinking, se você ainda não está familiarizado(a) com o termo, é um ótimo início. Ele explica o Design Thinking como um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas.
Sprint, Jake Knapp

O livro Sprint é a bíblia do Design Sprint, um método criado pelo Jake Knapp e autor do livro. O método ajuda a criar produtos incríveis, melhores e mais rapidamente. Utilizo este método em alguns trabalhos e, por experiência própria, ajuda muito na criação de produtos!
Comprar na Amazon
Podcasts
Movimento UX

No podcat Movimento UX, a Izabela de Fátima, host do podcast, sempre entrevista um profissional da área de UX e Design. É interessante ver como é a rotina de trabalho de profissionais que trabalham em empresas como Google, Netflix, Nubank e Itaú.
Product Backstage

O Product Backstage não é tão focado em UX, e sim em Product Management (PM), mas importantíssimo para um profissional de UX ouvir, já que é com os/as PMs que trabalharemos juntos em boa parte de nossos projetos.
Espero que essas Referências em UX Design te ajudam de alguma forma a aprender mais sobre o tema e escreve ai embaixo quais são as suas referências e vamos aumentar essa lista! Até o próximo post! 🙂