Devfest Nordeste em Salvador: um final de semana renovador

Posted on

English version

Devfest é um evento organizado pela comunidade Google Developers Group que acontece em várias partes do mundo, entre os meses de setembro e novembro. Esse relato é sobre minha participação no Devfest Nordeste, como palestrante. Um evento surpreendente na capital baiana, um evento de uma magnitude incrível, uma organização impecável. Tudo o que Salvador precisava e não tinha acontecido os organizadores fizeram acontecer e mandaram muito bem!

Coração do Brasil

Salvador, uma cidade riquíssima em cultura e história. E foi nesse cenário que o Devfest Nordeste aconteceu. Parabenizo o designer pela identidade visual do evento, refletindo muito bem a cultura e a alegria da cidade.

Salvador, a city rich in culture and history. In this scenario the Devfest Nordeste took place. Kudos to the designer for the visual identity of the event, which reflected really well the city’s culture and joy.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 0*gQiRAS7D4MXanxHA.

Conversando com o @mvfsillva, um dos organizadores, ele me contou da preocupação em relação a grade de programação do evento. Se preocuparam muito em ter palestras tanto técnicas quanto palestras que fossem mais pro lado social. E funcionou lindamente!

Palestrei sobre Acessibilidade na Web. Foi uma palestra menos técnica, e mais de conselho. Fui com uma missão de mostrar a importância da acessibilidade na web e alertar as pessoas em como, nós desenvolvedores e criadores de conteúdos, podemos agir para tornar uma web para todos! Sobre a parte técnica, o @Bruno Pullis levou uma palestra incrível sobre acessibilidade com componentes, uma palestra mais prática e com um conteúdo riquíssimo! Esse evento rendeu ótimas conversar sobre o assunto e, com certeza, renderá bastante projetos!

O slide da minha palestra Acessibilidade web: como estamos pensando?, está disponível na web !

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 0*Lozmdy5cUOrkkTgb.

A cidade de luz e prazer

Após o evento, fui direto ao hotel descansar e me arrumar para o happy hour com os outros palestrantes e os organizadores. Fomos para o Rio vermelho, um bairro bem bohemio e com uma vida noturna bem agitada. Por mais que as feiras de BH vendem e por mais que eu já tinha ido a outras cidades da Bahia, nunca tinha comido acarajé. Falaram que um dos melhores da cidade é o Acarajé da Dinha, e foi pra lá que fomos! A primeira vez mereceu um registro:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 0*iks-9iaqoyQZ4oJi.

Correndo atrás do trio

Se tem uma coisa que amo é conhecer lugares novos. Turistar meeeesmo! Sai cedinho pra conhecer alguns pontos turísticos em Salvador.

Chegando no Farol da Barra estava rolando um trio e tocando só clássicos do axé que amo! Mais uma vez Salvador dando as boas-vindas de um jeito que só os baianos sabem fazer: com festa!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 0*xerRX3BXsw9G3Mo6.

Do Farol da Barra, fui ao Mercado Modelo comprar algumas lembranças. Subi o famoso elevador Lacerda e, lá de cima, uma baía incrível!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 0*QT62l8DT1hxCLxjc.

Não sei por qual motivo eu havia esquecido que o Pelourinho ficava muito perto da saída do elevador, na parte alta da cidade. Chamei um Uber, para andar duas quadras, o que não deu 3 minutos hahaha (Deve ter sido a corrida mais rápida que o motorista fez na vida dele). Quando for em Salvador, lembre-se disso e não repita o vacilo hahahaha.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 0*HYIFJYZBvL6efcyO.

Um povo a mais de mil

Definitivamente o que fez com que essa viagem tivesse sido incrivelmente foda foram as pessoas! O lugar é maravilhoso, mas o que faz esse lugar ser maravilhoso são as pessoas! Que recepção incrível desse povo que eu amo de paixão! Um imenso obrigado aos meus amigos do GDG Salvador e a todos os organizadores do evento, vocês são foda!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 0*JgOqt5Ltb0O78vN6.

Foi um final de semana repleto de conhecimentos e trocas! A mente está renovada e cheia de novas ideias. As mensagens de carinho, a troca de experiência e as reflexões tidas foram os combustíveis necessários para voltar com a alto estima lá em cima! Foi um evento renovador para mim.

Postado por Thiago Marques